CALÇADOS
Calçado de Segurança é um dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), que visa garantir a segurança dos pés dos trabalhadores. Todos os profissionais que trabalham expostos à riscos de quedas de objetos de grande porte, deve utilizar esse Equipamento.
De acordo com a NR06 (Norma Regulamentadora 06), é dever das empresas fornecer os EPI’s para os trabalhadores. A utilização dos Calçados de Segurança em áreas de riscos é fundamental para evitar variados tipos de acidentes.
Os Calçados de Segurança, também conhecidos como Botas de Segurança, Botinas de Segurança ou Sapatos de Segurança são muito utilizados na construção civil, em cozinhas industriais, indústrias químicas, montadoras, metalúrgicas, fábricas em geral e todo tipo de ambiente de trabalho que ofereça algum risco de lesão e acidente para os pés do trabalhador.
Tipos de Calçado de Segurança
- Botas de segurança: A Bota de Segurança é um EPI feito para proteger os pés do trabalhador contra impactos, danos térmicos, umidade e produtos químicos.
- Sapatos de segurança: O Sapato de Segurança é um EPI semelhante à Bota de Segurança, oferecendo nível de proteção semelhante, mas com a estética um pouco diferente.
- Bota de PVC: Bota de PVC é um EPI geralmente utilizado em ambientes de trabalho que oferecem um risco leve ao trabalhador. Também é importante em ambientes em que há a possibilidade do contato com a água, pois esse calçado é feito para manter os pés secos, livres do contato com a água.