CREME DE PROTEÇÃO E PROTETOR SOLAR
Para quem trabalha em ambientes fechados, a luz do sol pode até ser uma amiga. Mas se você trabalha ao ar livre, essa iluminação é extremamente prejudicial a longo prazo. No período entre 10h e 14h, um trabalhador é exposto a dois terços da radiação ultravioleta do dia.
Os Cremes de Proteção são itens muito importantes para proteger a pele do trabalhador. Eles devem ser aplicados antes mesmo do início da atividade, pois funcionam proporcionando uma espécie de fina camada protetora entre a pele do profissional e os agentes agressores.
O uso é recomendado para diversas áreas de trabalho, mas principalmente para quando o trabalhador tiver contato prolongado com itens como:
Água: O contato prolongado com a água deixa a pele sensível, podendo haver rachaduras que acabam machucando o trabalhador, além de prejudicar sua performance no trabalho futuramente;
Substâncias oleosas: Profissionais expostos ao contato com substâncias oleosas por muito tempo devem usar o creme de proteção, pois nelas existem agentes irritantes que podem trazer alergia;
Solventes: Os solventes agem de maneira agressiva à nossa pele, removendo uma fina camada de gordura que resulta em possíveis e graves irritações;
Micro-organismos: O contato com bactérias e fungos podem causar dermatites que podem levar a doenças mais graves, por isso o uso do creme protetor é indispensável.
Radiação UV: Trabalhar com exposição ao sol traz forte incidência de raios ultravioleta que causam câncer de pele. Aqui, o trabalhador deve utilizar um creme protetor com filtro solar ou ambos.